Alma de borboleta

269. Alma de borboleta

Descobri!

 

Descobri porque eu tenho esse fascínio por borboletas!

 

Claro que tem o probleminha aquele de eu viver cheia de borboletas no estômago, mas agora sei de onde elas vêem.

 

Li uma história num blog de uma amiga e tudo que ela escreveu define exatamente o que sou.

 

É uma história linda e aí está:

 

“Enquanto você dormia” foi inspirado pela lenda da Win-laik-pya ou “alma-de-borboleta”. Acredita-se que a alma-de-borboleta voa por aí enquanto seu dono está dormindo. Ela viaja entre o tempo e o espaço, encontrando as almas-borboletas de outras pessoas e animais, voltando quando seu dono acorda.

 

As crianças de Myanmar ainda aprendem que nunca se acorda uma pessoa bruscamente , porque a win-laik-pya pode não conseguir voltar a tempo, o que mataria a pessoa, ou pior… ela viveria ..sem a alma.

 

Então…está explicado? Eu durmo muito pouco. Coisa de quatro horas por noite…seis se eu estiver muito cansada. Não dou muito tempo para a minha win-laik-pya passear por aí à noite. Então, fizemos um acordo não verbal…não material…não escrito em papel, mas sim em sonho:

 

Eu continuo dormindo só as horas que gosto de dormir, mas permito que ela passeie mesmo enquanto estou acordada… Assim, vivemos as duas por aí – às vezes juntas, às vezes separadas – mas sempre voando entre o espaço e o tempo, num mundo de sonhos e vidas irreais.

 

Isso faz de mim uma semi-borboleta e me dá mais asas do que alguém pode sonhar. Isso faz de nós duas uma coisa só, vivendo em conivência absoluta: eu mostro a ela o sonho, ela viaja para mim. Ela me mostra o caminho, eu viajo para ela. Perfeito!

 

Descobri. Estou melhor agora…

 

Que o sol não fuja…mas sua alma sim.

 

Mercedes Gameiro

Deixe um comentário

