Carta para Cuiabá aos cuidados do sol.

DSCF5672

Caminho pelas suas ruas e revisito lugares únicos, seus – que conheci ainda menina – a avenida que hoje te corta ao meio era um rio, que desci ladeira abaixo e eu com minhas pernas curtas, atravessava a pequena ponte que me levava à casa de minha avó.
As suas palmeiras, hoje, quase caindo, modificadas pelo tempo foram testemunhas dos meus sonhos e da minha vontade de escrever.
Por anos, a voz do rádio me levou a ler cartas de amor para toda gente e para os arredores de suas ruas.
Ali, enquanto o microfone me fazia porta voz de amor, você crescia e se transformava dia após dia nessa cidade majestosa, mas sofrida.
Quando cheguei aqui, ainda menina, fui acolhida pelo teu calor – às vezes, insuportável – mas ainda assim, aconchegante.
Sou uma cidadã sua. Documentada e de coração.
Conheço teu sabor, teu saber e suas dores.
Em cada manhã te vejo com olhos de encantar a alma. Seu céu, infinitamente belo me presenteia todos os dias com suas nuances e cores deslumbrante e no fim da tarde, é magnífica demais para não ser transformada em poesia.
Te reverencio em sua beleza. Me compadeço de suas dores.
Nas suas noites, me dá de presente seu céu maravilhoso e é agora, diante dele que curvo a você, Cuiabá.
Cidade verde que amo.
Parabéns todos os dias!

Mariana Gouveia.
Cuiabá, 297 anos de calor humano

5 comentários em “Carta para Cuiabá aos cuidados do sol.

  1. Enquanto leio as tuas palavras uma brisa suave entra pela janela trazendo pequenas lembranças da infância. Lembro da cidade que cresci e de alguns detalhes que parecem ter acontecido ontem. Aquela cidade tem aroma de saudade, doces lembranças que saltam dos dedos e dos olhos imitando lágrimas agridoces. As nuvens da cidade da minha infância traziam desenhos de todos os tipos, e o entardecer de outono traziam cores que hoje uso em meus desenhos. Os sábados na casa de vovó eram sempre recheados de sorrisos, abraços, histórias e muitas brincadeiras. Em mim, há várias saudades e lembranças que bagunçam as minhas palavras.
    A sua carta destina a Cuiabá trouxe a nostalgia de uma cidade no sul da Bahia!!
    Beijos menina Mariana!!!

    Curtido por 2 pessoas

  2. mariel disse:

    Não conheço, mas graças a ti, já acho linda

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

