Sim , eu também escrevo diários

Sim , eu também escrevo diários

A primeira vez que vi um diário foi através das mãos da minha mãe.

Era todo enfeitado com um pássaro na capa, feito com pedaços de pano e o pequeno cadeado com chave já me dava a sensação de segredo.

Com mais três irmãs e três irmãos era fácil perceber o cuidado e a sensibilidade dela. Quando eu escrevia a palavra amor logo começavam o coro do: tá apaixonadaaa! E isso durava um dia inteiro e às vezes, até semana.

Naquele pequeno caderno era onde eu apontava meus segredos e guardava minha intimidade. A chave era motivo de procura pelos irmãos enquanto ganhavam broncas de minha mãe.

Com o tempo, a chave foi perdida e como para eles tudo que era fácil perdia o encanto, pararam de me perseguir e passei a escrever sobre os dias. Tudo era motivo de palavras, poemas ou mesmo uma frase.

Ali, em alguma das folhas foi colado o tecido da roupa que eu mais gostava. A renda do primeiro soutien…a mecha do cabelo em seu primeiro corte. O brinco que era um grão de arroz e por descuido meu foi perdido um.

Logo, o pequeno caderno encheu e outro veio tomar seu lugar.

Desde então, os dias eram descritos com a intensidade do viver.

As frases das músicas que eu amava e cantava para desespero dos meus irmãos e os poemas que eu amava ler.
Às vezes, quando eu voltava ao pequeno diário ria de algumas coisas escritas. Me espantava com algumas anotações. Meus dias eram descritos da mesma maneira intensa de viver e ainda faço isso com o mesmo amor e cuidado.
Escrever o diário é como embarcar em uma viagem rumo a um lugar desconhecido, onde daqui a alguns anos a viagem se torna visível diante do que leio.
Hoje, de cadeados abertos, te convido a embarcar comigo nessa viagem.

 

Mariana Gouveia

Scenarium livros artesanais
Diário das Quatro Estações
Lançamento 27 | 08 | 16 – a partir das 16h
Biblioteca Mário de Andrade
R. da Consolação, 94 – Consolação

2 comentários em “Sim , eu também escrevo diários

  1. mariel disse:

    Dentro. E de primeira classe. Vamos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

