35. das palavras das cartas

35-das-palavras-das-cartas

Escrevi para ela enquanto as roupas quaravam no jirau feito de angico. Fazia parte de um ritual antigo que minha mãe adorava repetir. Os lençóis de linho a branquear ao sol.

O cheiro do sabão de dicuada, ali, a clarear as roupas e o sol e o vento…

Era isso…enquanto eu escrevia o vento trazia na memória o balanço das folhas, da rede, do cabelo que caía na boca e a voz da minha mãe a ecoar lições.

Contei sobre o tempo de ontem e que havia um bando de pássaros a desenhar poemas no céu.

Amanhã chove – a moça do tempo confirmou com mapas e cores densas – a apontar o dedo para a parte que no mapa, é meu estado.

Brotou flores novas no quintal. Rosa, rosinhas, cravos e as trapoeirabas azuis.

Quando os pássaros cantam eu corro para o quintal a espiar o céu. Eles revoam no sentido contrário e lembro de coisas que te falei. Devo dizer que ganhei o sentido de asa. Os cães quase voam de um sofá para o outro. O pássaro de todo dia aparece e eu escolho palavras ao acaso para desenhar minhas emoções.

Apago, escrevo e torno a apagar. Algumas palavras ganham formas diferentes e sentido igual. Risco e coloco o ponto final

Os pássaros voltam novamente e mais uma vez recomeço a escrever.

Coloco a data, a cidade e por fim, termino uma carta que nunca vou enviar.

Mariana Gouveia
35. das palavras das cartas

4 comentários em “35. das palavras das cartas

  1. Filomena Simões disse:

    Margueritte Duras… evocada aqui na mais bela prosa. Palpável memória, como nunca tinha lido. Que delícia! Muito obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Lunna Guedes disse:

    ah, que delícia passear por seu jardim e perceber as palavras que você apaga e apaga e reescreve. Um sabor delicioso… quero mais.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

