53. das palavras das cartas

53-das-palavras-das-cartas

Da janela do ônibus as coisas passam por mim e eu escrevo enquanto o engarrafamento aumenta. Reparo nas coisas e nas pessoas para te contar.

As personagens se multiplicam entre conversas que tento absorver.

Me chama a atenção um casa de adolescentes que pelo visto ainda estão em fase de paquera – sei lá – próximos de mim.

Durante o percurso de 30 minutos entre uma estação e outra repetem em um diálogo 150 vezes a palavra “tipo”…

– A professora tipo assim, enrola mil vezes, tipo, a prova foi fácil, mas tipo, o tempo foi curto…

Enquanto ela comenta que:

– Tipo assim, o meu pai não pode me buscar e eu, tipo a sapatilha do balé, tipo pressiona o dedo…

Ele olha para o pé e ela meio sem jeito, diz, tipo sem graça:

– Prazer, pé de bailarina!

O olho dele brilha e ela sem graça, mexe no cabelo. Fala do prazer de dançar, depois que ele quis saber se ela gosta mesmo de balé, entre dois “tipo” no meio da frase.

E ela descreve a poesia que o céu oferece lá fora, através da janela…

Dançar para ela é como a magia do sol de todo dia, tipo que se a gente fica sem, morre…

Ele fala do amor pelo skate, mas tipo assim, ele não tem. Usa emprestado do amigo, que é tipo meio irmão e que com o skate pode voar, igual a ela – imagina ele – tipo quando dança.

Comentam sobre o quanto de vezes repetiram o tipo e eu aviso das 150 vezes que marquei. Riem comigo, pela cumplicidade da conversa e eu digo que tipo assim, ia escrever uma carta falando sobre isso.

Ele desce antes de mim e despede-se pegando o endereço do blog. Tipo assim, de curiosidade, ele verá.

Ela ri e fala do prazer de dançar que deve ser tipo assim, o mesmo que eu sinto ao escrever.

Despeço-me na leveza do riso da menina que tipo assim, durante a dança, voa. E sigo rumo à noite para te escrever.

Mariana Gouveia
53. das palavras das cartas

2 comentários em “53. das palavras das cartas

  1. Lunna Guedes disse:

    Adoro essas viagens e seus personagens.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

