60. da estação das águas

60. da estação das águas.JPG

Contaram para ela que naquele lugar só havia duas estações. A das águas e a do sol.Poderia até existir dias de outonos dentro da previsão do tempo, ou mesmo alguns dias em que o vento traria uma brisa mansa. E justamente nos dias que amanhecia com a névoa densa a beijar a serra e o capim dourado derramando sementes na terra e o pássaro madrugador a cantar tão triste, era esperado os dias de chuvas.
As sementes seriam plantadas na certeza de que brotariam e toda a colheita do ano anterior salva para a alimentação deles e dos animais.
O pai, como sempre criava prateleiras dentro de casa, para subir as tábuas que davam alicerces ao chão, nesse período. Às vezes, ela chegava mansa… encharcava apenas lá para o lado do pântano. Em outras, ela chegava valente e, o rio ganhava o espírito briguento do mar e suas águas chegavam arrastando tudo quanto é coisa que encontrava pelo caminho. Lembrava-se do tempo em que mal dera tempo de salvar o curral onde os bezerros estavam…
Era tempo de preparar tudo para a estação das águas.
As frutas virariam doces compotas e a cada dia o céu mandava um anúncio.
As formigas trabalhavam incessantemente num frenesi intenso – era o primeiro sinal que o pai via- a estocar alimentos para os dias que viriam. Admirava o saber da natureza que o pai possuía. O pote de sal a marejar água, os animais que rondavam a casa… tudo era prenúncio do que estaria por vir… E quando chegava, com os trovões a abrir caminhos sabia-se que aquela seria a estação das águas.

Mariana Gouveia
60. da estação das águas.

Anúncios

2 comentários em “60. da estação das águas

  1. Lunna Guedes disse:

    E eu vivo em uma cidade onde temos as quatro estações do ano ao longo de um mesmo dia. Às vezes, de uma mesma hora. E sempre que vejo o dia esbranquiçado, me lembro de você. E penso nas cobertas que precisaria para você se cobrir. rs

    bacio carissima, uma linda semana

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s