62. da estação das águas

62. da palavra das águas.JPG

Havia uma palavra que antecipava a chuva quando ela chegava rapidamente pelos lados dos sul:

– Recolha as roupas!

E o varal dançava em sintonia com as listras das camisas dependuradas e entre um prendedor e outro as gotas que insistiam em cair.

O pássaro que beija a flor ficava ali a espreitar a janela…

o muro e a terra com seu cheiro molhado a inundar as paredes… o cheiro do trigo molhado invadindo o quintal. A atenção voltada para o céu à véspera de ser água – a chuva – e o rio em seu instinto de colo a aguardar o abraço da correnteza.

Dentro da casa, a dobrar as roupas e o riso a ecoar diante das fugas dos pingos enquanto o pássaro, ali, intocável em seu estado de ave.

Alguém a pronunciar a palavra – enchente – e os olhos fechados dentro das lembranças.

Mariana Gouveia
62. da estação das águas

7 comentários em “62. da estação das águas

  1. E. Sousa disse:

    Amo estação das águas! E os beija flores vindo na varanda nos presentear com suas simples imagens… Uma maravilha!

    Curtir

    • Mariana Gouveia disse:

      Eu tenho um – esse da foto – que se chama Chiquinho. Ele mora aqui, entre meu vaso de orquídea e o pé de algodão.
      Atende pelo nome quando chamo.
      As fotos de beija-flor aqui do blog são dele.

      Beijos

      Curtido por 1 pessoa

      • E. Sousa disse:

        Que máximo!!!!!!! Eu tenho uns bebedouros de água pra eles, então um só se apossou e não deixa os outros beberem. Tive que comprar um novo para os outros que agora aquele lá é dele! O ninho dele é artificial ou ele mesmo que fez?

        Curtido por 1 pessoa

      • Mariana Gouveia disse:

        ele mesmo fez… com fiapos de algodão – tenho um pé de algodão no quintal – ele pega capim seco também. O ninho fica parecido com algo tipo gaze.
        Já teve dois filhotes por aqui. Sabia que é o pai quem choca os ovos?

        Curtido por 1 pessoa

      • E. Sousa disse:

        Amei! Meu sonho é ter uma casa com quintal pra ter várias plantas! Na minha eu tenho bastante, mas tudo em vasos grandes. Eu não sabia que era o pai que choca os ovos. A natureza é surpreendente, minha terapia ultimamente é mexer em plantas.

        Curtido por 1 pessoa

      • Mariana Gouveia disse:

        é uma delícia mexer com plantas. Meu quintal tem várias plantas. Inclusive um mamoeiro que plantei por causa dele. Está cheio de flores – esse que está por detrás da foto – ele adora as florzinhas dele.
        A natureza é mágica.
        beijo, moça linda!
        Grata pela visita!

        Curtido por 1 pessoa

  2. E. Sousa disse:

    Sim, eu concordo! Que ótimo saber que você cuida bem da natureza! Sempre bom te visitar! Abraços!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

