76. da estação das águas

76. da estação das águas.JPG

Meu pai sabia da previsão do tempo pelas formigas e seu intenso caminho até a armazenar mantimentos – embora ele entendesse também da migração das aves e sua fuga repentina para o sul – era com as formigas que ele sabia do equilíbrio da terra e de onde ele poderia plantar qualquer coisa sem o ataque delas.

Na verdade, parecia que ele fazia um acordo com elas e reservava um canto da roça para elas… Mas quando elas apareciam em carrilhão e apressadas, sabia que seria intensa a estação das águas.

Eu adorava os rituais delas… e seguia cada uma em seu trieiro e a mudança de ritmo logo assim que começava as chuvas… Era quase um instante morno dentro dos dias o sumiço delas e logo que uma ou outra surgia sabíamos que o sol surgiria logo depois…

Parecia que meu pai tinha a ciência do tempo nas mãos cheia de calos e alguns animais era o elo entre o tempo e a mudança dele.

Nos dias de chuva os rituais se repetiam dentro da magia dos dias.

Às vezes, a chuva chegava de forma furiosa, rompante e suas águas vinham arrastando tudo próximo do rio e as águas iam procurando um lugar onde se esquivava, como se estivesse a fugir do mundo… Da janela, ficávamos a espiar a correnteza a levar o que encontrasse pela frente como se a fome do rio fosse a mesma que a da formiga que repousava no tempo das águas como quem encontra a serenidade na desolação. E todo mundo passava a olhar para o céu como se esperasse que já tivesse sido o tempo da estação das águas.

Mariana Gouveia
76. da estação das águas

Anúncios

Um comentário em “76. da estação das águas

  1. mariel disse:

    Teu pai, um sábio

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s