85. da estação das águas

85. da estação das águas

Estou nos dias antigos dentro de minhas histórias. Minha mãe a desenhar riscos para um novo bordado, escolher as linhas, tesoura, obra de arte a caminho; meu pai a espanar o chapéu panamá – uma das suas paixões – os irmãos a tentar um ganhar do outro a bola de gude enquanto uma das irmãs cuida pela milésima vez do cabelo em frente ao espelho, mesmo com orientações da mãe sobre os raios.

Na época, eu não percebia que isso viraria um quadro para minhas memórias e nem que a imagem ficaria dentro de mim com sons, cores e saudade. O cheiro da terra molhada a invadir os aposentos. O tempo da chuva passando e as flores de preparando para abrirem dentro de uma nova estação… as gotas a beijar as que já se abriram e o vento que entra pela porta era poesia na alma.

Hoje, dentro dos dias antigos a história se repete e as lembranças ganham vontade de ouvir a voz da mãe a chamar os meninos que se perdem na varanda atrás da bola de gude e as linhas nas mãos a bordar os sonhos.

Mariana Gouveia
85. da estação das águas
2 comentários em “85. da estação das águas

  1. Maria de sa disse:

    Na época, eu não percebia que isso viraria um quadro para minhas memórias e nem que a imagem ficaria dentro de mim com sons, cores e saudade. O cheiro da terra molhada a invadir os aposentos. O tempo da chuva passando e as flores de preparando para abrirem dentro de uma nova estação… as gotas a beijar as que já se abriram e o vento que entra pela porta era poesia na alma”

    Fez me regressar ao meu passado africano .

    Maria .

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

