145. dos dias diferentes dos outros dias

145. dos dias diferentes dos outros dias.jpg

Os olhos fitam a parede com o Kandinsky com a mesma admiração de quem olha o álbum de fotografia e os dedos a passar imaginariamente nas linhas e tudo tão frágil diante da figura tensa a querer falar de artes – e de memórias – falo dos bordados que fiz e de como as flores ganharam cores com as linhas.
Ela se anima enquanto detalho o dedal e as agulhas especiais e os pontos que aprendi com a mãe, lá na infância.
A camisola de voal, com suas florzinhas miúdas e o véu que já bordei – falo do vestido de noiva que foi bordado com pérolas e tingido no modo antigo, de minha mãe, com raízes e casca de cebolas.
Retrata sua paixão pelos monogramas bordados com letras cursivas e eu mostro os riscos que eu mesma criei…

Os lençóis de linho engomados lavados com anil e eu falo das lembranças que guardo sem querer…
Ela busca no olhar os retratos em sépia na parede e as palavras pronunciadas dentro da saudade, como se tivesse passado um século… como se o bordado detalhado buscasse na memória lembranças que a vida guardou em gavetas.

Ela fala de um amor vivido enquanto os olhos buscam os retratos soltos e invocam um nome que não consigo definir.

Para além da sessão, hoje fui eu quem a ouvi.

Mariana Gouveia
145. dos dias diferentes dos outros dias

Deixe um comentário

