150. dos dias diferentes dos outros dias

150. dos dias diferentes dos outros dias.jpg

Há solidão que olha o mar como se fosse rio e há dias em que o outono é puro inverno na densidade das coisas.

O intervalo dos dias faz qualquer dia ser domingo e sua monotonia sem programa especial na tv e o céu cinzento a desenhar chuvas para os lados do sul.

Eu passo todo o dia sobre o rio e ele ecoa a vontade de mar e seus pássaros acendem em cantos a pena da gaivota esquecida onde antes era o pássaro de todo dia.

A natureza mente em seu estado de leveza, mesmo que o ritmo do vento seja assombroso em algum canto. Uma melodia feita dentro do assobio lembra a canção que ocupa a mente e o coração… Era preciso tanta coisa para ser tudo.

Os voos nascem na palma das mãos. Viram pulmões para o respirar alado. O Universo é feito de asas e o bater delas causa um caos onde o caos já existe.

O mundo traça uma paralela entre o acaso e a solidão, que é um bicho feito de asas e tem um relógio bomba a explodir feito asas quando voa e pousa.

 

Mariana Gouveia
150. dos dias diferentes dos outros dias

2 comentários em “150. dos dias diferentes dos outros dias

  1. Estou gostando muito da sua série dos “Dias”. É prosa-poesia-caos-crônica da melhor qualidade. Sem se ater a formas, sem se preocupar com gêneros. Não é só elogio, veja bem. É apreciação de um leitor profissional. Se fosse só o elogio, seria só…bem, elogio. E os elogios podem ser só…elogios. Adequados às circunstâncias, mas parentes do vazio. Mas eu falava dos “Dias”, pois não? E então, os “Dias”. A sua série. Gostei assim aos poucos, ia lendo, estranhando, depois lendo de novo e estranhando. Assim, de um modo pouco sistemático, pouco profissional. E aí vou lendo. E aí fui lendo. E tinha ali uma familiaridade, um mote que me escapava. Eram descrições de tudo, da aurora, do voo de pequenos pássaros e de momentos envelopados dentro de momentos. Não tinham pretensão mas tinham alcance, abarcavam e eram assim um mundo em construção. Ainda não tornei meus os “Dias”. Talvez seja um processo, trabalho em andamento. E é isso. Acho que é tudo o que eu tinha a dizer sobre os “dias”. Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    • Mariana Gouveia disse:

      Quando você vem aqui e me desafia… Sim, isso é um desafio para que eu melhore mais.
      Os dias diferentes dos outros dias se encerraram hoje. Amanhã começa uma nova fase e tenho de ser mais convincente… Ainda faltam quase seis meses…
      Grata tanto!

      Curtir

Deixe um comentário

